segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A anatomia do Extra

Não sou bióloga, médica ou fisioterapeuta. Não entendo patavinas de expressões médicas ou nomes de doenças. Porém, me lembro vagamente de ter aprendido nas aulinhas de biologia da escola o que era "anatomia". Por isso mesmo, levei um susto quando li, dias atrás, esta nota no site do jornal Extra:

MC Marcinho vai se submeter a uma nova cirurgia. O funkeiro, que sofreu um acidente de carro no Ano passado, se interna na terça-feira, no Hospital Quinta D'or, para corrigir uma anatomia no pé. Depois da operação, ele continua fazendo fisioterapia e pode deixar a cadeira de rodas.

"Putz", pensei. "Tô precisando ampliar meu vocabulário! Anatomia também é nome de uma enfermidade que acomete pés acidentados e eu não sabia"?? Mas pelo visto, não sou só eu que desconheço o significado da palavra no contexto acima. Cismada, consultei o dicionário Priberan e lá estava:

Anatomia
do Lat. anatomia < Gr. anatomé, incisão, dissecação
s. f.,
ciência que trata da descrição e estrutura dos organismos animais ou vegetais; arte de dissecar;
fig.,
exame meticuloso.


Alívio! Não foi o meu vocabulário que encolheu. É só o cérebro do coleguinha, autor da nota, que precisa de uma anatomia. Urgente!

7 comentários:

Unknown disse...

Será que alguém queria dizer anomalia? Se for isso, internem dois: o funkeiro, pra cuidar do pé, e o repórti, pra operar a anomalia da cabeça!rs...
Bjão, Musa!

Planeta Wood disse...

Musa;

Desde já gostaria de pedir desculpas por meus parabéns atrasado, passei um tempo sem me PC e fiquei meio afastado do mundo virtual, oq me fez mt bem..rsrsrs.. mas agora estou de volta e seu blogger foi uma das primeiras coisas que acessei, ri horrores colocando minha leitura em dia, vc realmente é sensacional, seus textos são ótimos e o Nobel da Paz tinha de ser seu. Parabéns por esses 365 dias de sucesso!!!

beijuxxx

Anônimo disse...

Se fosse vivo te contrataria, uma pena que meus filhos não tem a mesma visão que eu tinha, te coloria no lugar da Córa Ronai, sem pensar duas vezes.

Abraços e muito sucesso!

PS: Nelson Rodrigues, que está aqui do meu lado, aproveita para mandar lembranças e dizer que é seu fã também!

Anônimo disse...

"Dotô... Eu tô com uma anatomia estranha aqui, o senhô pudia me dá uma testada pra eu fautá ao trabaio?"
Viu, e quem precisa fazê jurnalismo pra iscrivinhá bem!?
Hheheh!
bjs!

Michel de Oliveira disse...

É, a anatomia dele tá com problema mesmo... Cérebro no lugar dos intestinos.

E parabéns! Eu sei o que é manter um ano de conversa fiada pela net!!!

E pede pro Dotô Roberto me contratar tabmém pra televisão que ele deve estar montando no além!

Unknown disse...

É o tipo de erro tão absurdo que a gente acha mesmo que o problema é nosso. Conferir é sempre bom! Anatomia nela, urgente!

Juliana disse...

hahahahahaha
Seria trágico, se nao fosse cômico!
Isso me lembrou de uns papos durante a faculdade da gente dizendo que tava com um "Thelmesso" no estômago! hahaha
Bjss