quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Sai que é sua, Osti

Este blog nunca mais será o mesmo. O leitor mais assíduo desse espaço e grande amigo da autora, Ostiano Simões, o nosso querido Osti, nos deixou no último domingo. Flamenguista e autêntico carioca da Pavuna, Osti era uma das pessoas mais irônicas e divertidas que conheci. Era mestre em uma das artes que mais admiro: a de sacanear e falar mal dos outros. Mas não pensem que era mesquinho ou fofoqueiro! Pelo contrário. Conheci poucas pessoas mais sinceras e sem rodeios que o Osti. Além de ter sido, sem nenhum exagero, um dos seres mais generosos e solidários que já passaram por este plano.

Osti foi meu primeiro chefe em jornal. Nunca esqueço do dia em comecei a trabalhar com ele, na editoria de Esportes. Nunca tinha colocado meus pés numa redação e quase morri de medo quando ouvi aquele negão enorme, de quase dois metros de altura e mais um tanto de largura (Osti parecia o Seu Figueirinha da Diarista) me perguntando, com um vozeirão de intimidar:

"-Gosta mesmo de futebol ou disse isso só pra conseguir o estágio?"

Eu respondi que gostava muito e até entendia razoavelmente bem.

"-É? E pra que time torce?"

"-Fluminense", respondi

"-Ah! Então já vi que não entende é porra nenhuma!"

Com o tempo, descobri que era tudo pose. Na verdade, Osti era um coração mole. E apesar dos esporros e da cara de mau, protegia os estagiários como se fossem filhos. Quando ele soube que haveria demissões na editoria de Esportes, me mandou pra Geral só pra eu escapar da degola. E pra eu “aprender a ser repórter de verdade”. Tinha uns gestos carinhosos, embora fizesse de tudo pra omitir isso, afinal, tinha que manter a fama de durão. Quando ia sair do Esporte, me mandou cobrir as comemorações do centenário do Fluminense. Tenho certeza que foi uma espécie de prêmio. Porém, quando voltei com a matéria pronta, toda boba, e fui perguntar sua opinião, me veio com o seguinte comentário:

"-Considerando que foi feita por uma mulher- e tricolor- até que ficou boazinha"...

Esse era o Osti...

(continua)...

Nenhum comentário: